sexta-feira, 1 de julho de 2011

Maiores palavras do mundo em várias linguas

INGLÊS:

Com 45 letras, a palavra Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis.
A sua tradução para português, é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.

SUECO:

A maior palavra registrada da língua sueca é tordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoranläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten Essa palavra tem 130 letras! E quer dizer: trabalho preparatório na contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspeção do simulador de aviação dentro da parte nordeste da costa de artilharia do Báltico.

GREGO:

r palavra da língua grega, bem como a maior do mundo, é λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων, que, ao ser transliterada, pode ser escrita da seguinte forma: Lopadotemakhoselakhogaleokranioleipsanodrimypotrimmatosilphiokarabomelitokatakekhymenokikhlepikossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokinklopeleiolagōiosiraiobaphētraganopterygṓn. A palavra possui 170 letras no alfabeto grego, mas com a transliteração, passa a ter 182 letras.

JAPONÊS:

palavra da língua japonesa possui 58 letras. É ニューモノウルトラマイクロスコーピックシリコヴォルケーノコニオシス[carece de fontes] (katakana) "Nyuumonourutoramaikurosukoupikkushirikovurukeinokonioshisu" (Rōmaji). A sua tradução para português é "Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiótico".


Por enquanto, é só isso, mas amanhã coloco mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário